cursor

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

DIA DA ÁRVORE




No Dia da Árvore levei para as crianças a história da Cerejeira. Segundo o site www.flordecerejeira.com.br  "  a flor da cerejeira, Sakura em japonês é a flor símbolo do Japão. A simbologia é tão intensa que o povo cultua e respeita como a própria bandeira japonesa ou o hino nacional.


A LENDA

Diz a lenda que SAKURA vem da princesa KONOHANA SAKUYA HIME que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji e teria se transformado nesta bela flor. Acreditam se também que tem sua origem na cultura de arroz. A parte KURA significa deposito onde se guardava arroz, alimento básico dos japoneses considerado dádiva divina.

ORIGEM

Hoje existe catalogado mais de 300 variedades de cerejeiras no Japão. A cerejeira, da família das rosáceas, gênero prunus tem origem na China e Índia e os cruzamentos, melhorias e mutações durante séculos teriam criados estas centenas de variedades. A chegada no Japão consta que é de vários séculos atrás. Consta que já no século VII o imperador SAGA em Kiyoto teria promovido nos jardins do Palácio Imperial o HANAMI (APRECIAÇÃO DAS FLORES).




A CEREJEIRA NO BRASIL

Em 1908 chegaram os primeiros imigrantes japoneses. Para amenizar as saudades no decorrer destes 100 anos os japoneses trouxeram milhares de mudas de centenas de variedades e plantaram em vários pontos do Brasil. Destas apenas três variedades conseguiram êxito no Estado de São Paulo. OKINAWA, HIMALAIA e YUKIWARI cada uma com suas características dando floradas tão exuberantes como no Japão.
OKINAWA é o que se adaptou primeiro no país, a coloração das flores é bastante vermelha carregada.


HIMALAIA que dá arvore de portes maiores com flores miúdas com cores róseas claras mixadas e nuances de verde clara.
Apesar de porte existe uma dificuldade na manutenção da árvore por mostrar certa fraqueza com os ventos, podendo com certa facilidade tombar.


YUKIWARI é uma variedade proveniente de SHIKOKU, região sul do Japão.
A florada é de cor rósea clara, com uma carga muito abundante chegando a formar quase cachos.
É uma árvore muito robusta alcançando uma altura de 10 metros a 7 a 8 metros de largura."


Depois destas descobertas e trocas fomos visitar a nossa cerejeira. 






E também ver como estavam as nossas cravíneas. As ganhamos da EMATER e serão plantadas na frente de nossa sala de aula.









 Eles molharam, pegaram e  até mesmo conversaram com as cravineas.





Logo este espaço será bem mais visitado e teremos outras plantas para cuidarmos.



Nenhum comentário: